REvista das Blythes – Dicas da Colecionadora com Fátima da Silva

Hoje é dia de REvista das Blythes por aqui, e é também a estréia da coluna “Dicas do Colecionador”, hoje com a querida Fátima da Silva, de Florianópolis, SC, que me foi apresentada por outro colecionador especial, o Vagner Carvalheiro.


Fátima da Silva

A Fátima começou bem cedo no hobby, com apenas 10 anos ela já costurava para as suas bonecas Susi. E isso foi a 50 anos atrás! Uma pioneira!
Depois, já bem mais tarde, ela passou a costurar para Susis e Barbies de clientes que lhe faziam as encomendas. Ela, na verdade, costura para qualquer boneca.

Ela conheceu as Blythes na virada do milênio, por volta de 2001, quando procurava moldes de roupas para bonecas. Ela acabou encontrando uma publicação japonesa que trazia várias bonecas, e se apaixonou por aquelas bonecas de olhos grandes… Mas a primeira encomenda de roupas para as Blythes que ela atendeu foi bem depois, em 2013, quando uma cliente lhe pediu um look para sua doll. Como ela achou a boneca um tanto cara, acabou comprando uma Basaak, e não parou mais de costurar para elas!

Atualmente a Fátima, que costura apenas como hobby, faz peças para suas próprias bonecas, e alguns projetos especiais que lhe aparecem, mas não está mais pegando encomendas. É que ela tem seu trabalho, em sua padaria artesanal, trabalho que lhe consome quase todo seu tempo.
Mas as Blythes continuam sendo uma paixão, e ela tem uma dica muito bacana de como tirar o aspecto engordurado dos cabelos das Blythes.

Ela até fez o “tratamento” com minha pequena Middie Blythe Hope, que está em seu ateliê, “modelando” para ela.

Vejam o passo a passo abaixo, as dicas da Fátima são demais!
E querem ver o resultado?

Essa é a foto da Hope antes do tratamento (as fotos são todas da Fátima):


Notem o lindo look de plástico que a Fátima criou para a Hope…

O passo a passo:

Dica da Fátima para tirar aspecto engordurado dos cabelos das Blythes e outras bonecas:

-Coloque talco em todo cabelo melado (normalmente os cabelos stock vêm com um certa oleosidade que os deixa com a aparência de grudentos).
Deixar o talco por um a dois dias e depois lavar bem com detergente neutro (de lavar louça mesmo).
– Enxágue bem com cuidado, para não molhar a cabeça da doll (só os cabelos!).
– Aplique condicionador neutrox azul ou amarelo, e deixe agir por meia hora.
– Enxágue novamente, enrole os cabelos da boneca em uma toalha e deixe a doll de cabeça pra baixo até escorrer bem toda água.
– Em seguida seque com secador morno (ou o menos quente) e finalize com ar frio para dar brilho.

E as fotos da Hope depois:

O cabelo ficou visivelmente mais soltinho e com aspecto de muito mais macio e hidratado, adorei!

A Fátima está criando umas peças bem especiais para algumas das minhas meninas, e assim que tudo estiver pronto, irei mostrar aqui, naturalmente…
Mas vocês já podem se deliciar um pouco com suas criações assistindo ao vídeo abaixo, que gravei com lindas criações que a Fátima fez para as bonecas Moranguinho, inspiradas em minhas serigrafias de bichos. Ficaram tão fofas!
Obrigada pela dica, Fátima, e espero que todos por aqui aproveitem também!

10 respostas para “REvista das Blythes – Dicas da Colecionadora com Fátima da Silva”

    1. Ah, Vagner, e acabei não mencionando que você é o responsável de tudo, afinal, foi quem me apresentou a Fátima, né? 😉
      Ela é demais mesmo, sou fã!

  1. Olá, tenho a Merry Skier Dorothy, os cabelos dela são vermelhos . Uso esta mesma técnica? Eu nem tirei o plástico que veio em volta da cabeça com medo de manchar, sou novata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *